Inteligência Emocional

Desenvolvendo Habilidades Fortes "Pessoas"



Todos nós, provavelmente, conhecemos pessoas, no trabalho ou na nossa vida pessoal, que são realmente bons ouvintes. Não importa que tipo de situação em que estamos, eles sempre parecem saber exatamente o que dizer - e como dizê-lo - de modo que não ficamos ofendido ou chateado.Eles são amáveis ​​e atenciosos, e mesmo se não encontrarem uma solução para o nosso problema, geralmente, nos deixam sentindo mais esperançoso e otimista.
Nós, provavelmente, também sabemos que as pessoas são mestres em controlar suas emoções. Elas não ficam com raiva em situações estressantes. Em vez disso, elas têm a capacidade de olhar para um problema e encontrar uma solução com calma. Elas são as tomadores de decisão excelente, e sabem quando confiar em sua intuição. Independentemente de suas forças, no entanto, são geralmente dispostos a olhar para si honestamente. Levam a crítica bem, e eles sabem quando usá-lo para melhorar seu desempenho.
Pessoas como esta têm um alto grau de inteligência emocional, se conhecem muito bem, e  também são capazes de sentir as necessidades emocionais dos outros.
Gostaria de ser como estas pessoas?
Como mais e mais pessoas aceitam que a inteligência emocional é tão importante para o sucesso profissional como capacidade técnica, as organizações estão cada vez mais usando quando contratar e promover.
Por exemplo, uma grande empresa de cosméticos recentemente revisou seu processo de contratação de vendedores para escolher os candidatos com base na inteligência emocional. O resultado? Os vendedores contratados com o novo sistema vendem, em média, 91.000 dólares mais do que os vendedores selecionados no âmbito do sistema antigo. Houve também a rotatividade de pessoal significativamente menor entre o grupo escolhido por sua inteligência emocional.
Então, o que exatamente é a inteligência emocional, e que você pode fazer para te melhorar?

O que é Inteligência Emocional?

Nós todos temos personalidades diferentes, desejos e necessidades diferentes e maneiras diferentes de mostrar nossas emoções. Navegando por tudo isso leva tato e inteligência - especialmente se quisermos ter sucesso na vida. Este é o lugar onde a inteligência emocional se torna importante.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer as suas emoções, entender o que eles estão dizendo, e perceber como as suas emoções afetam as pessoas ao seu redor. Inteligência emocional envolve também a sua percepção dos outros: quando você entender como se sentem, o que lhe permite gerir as relações de forma mais eficaz.
As pessoas com alta inteligência emocional são geralmente bem sucedida na maioria das coisas que fazem. Por quê? Porque são os únicos que os outros querem em sua equipe. Quando as pessoas com elevada IE enviar um e-mail, ele é respondido. Quando eles precisam de ajuda, eles chegam. Porque eles fazem os outros se sentirem bem, eles passam pela vida com muito mais facilidade do que as pessoas que são facilmente irritado ou chateado.

Características da Inteligência Emocional

Daniel Goleman , um psicólogo americano, desenvolveu um quadro de cinco elementos que definem a inteligência emocional:
  1. Auto-conhecimento - As pessoas com alta inteligência emocional são geralmente muito auto-conscientes. Eles entendem suas emoções, e por isso, eles não deixam os seus sentimentos governá-los. Eles estão confiantes. Porque confiam em sua intuição e não deixam que suas emoções fiquem fora de controle. Eles também dispõem a dar uma olhada honesta de si mesmas. Conhecem os seus pontos fortes e fracos, e trabalham nestas áreas para que eles possam ter um melhor desempenho. Muitas pessoas acreditam que esta auto-consciência é a parte mais importante da inteligência emocional.

  2. Auto-Regulação - Esta é a capacidade de controlar as emoções e impulsos.As pessoas que se auto-regulam, normalmente, não se permitem ficar muito zangado ou ciumento, e não agem impulsivamente e não tomam decisões descuidadas.Pensam antes de agir. Características de auto-regulação são conforto consideração, com a mudança, a integridade ea capacidade de dizer não.
  3. Motivação - As pessoas com um alto grau de inteligência emocional são normalmente motivadas. Estão dispostas a adiar os resultados imediatos para sucesso a longo prazo. São altamente produtiva, gostam de um desafio, e são muito eficazes em tudo que fazem.
  4. Empatia - Este é talvez o segundo elemento mais importante de inteligência emocional. Empatia é a capacidade de identificar e compreender os desejos, necessidades e pontos de vista daqueles que o cercam. Pessoas com empatia são bons em reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo quando esses sentimentos não pode ser óbvia. Como resultado, as pessoas empáticas são geralmente excelente no gerenciamento de relacionamentos, compreensão e relacionamento com os outros. Eles evitam os estereótipos e julgar rápido demais, e eles vivem suas vidas de uma maneira muito aberta, honesta.
  5. Habilidades sociais - É geralmente fácil de falar e como as pessoas com boas habilidades sociais, outro sinal de alta inteligência emocional. Aqueles com fortes habilidades sociais são normalmente os jogadores da equipe. Em vez de se concentrar em seu próprio sucesso em primeiro lugar, eles ajudam os outros a desenvolver e brilhar. Eles podem gerenciar conflitos, são excelentes comunicadores, e são mestres em construir e manter relacionamentos.
Como você provavelmente já determinado, a inteligência emocional pode ser a chave para o sucesso em sua vida - especialmente em sua carreira. A capacidade de gerenciar pessoas e relacionamentos é muito importante para todos os líderes, de modo a desenvolver e usar sua inteligência emocional pode ser uma boa maneira de mostrar aos outros o líder dentro de você.

Como melhorar a sua Inteligência Emocional

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser ensinada e desenvolvida. Muitos livros e ensaios estão disponíveis para ajudá-lo a determinar a sua IE atual, e identificar onde você pode precisar fazer algum trabalho. Você também pode usar essas dicas:
  • Observe como você reage às pessoas. Você apressar o julgamento antes de saber de todos os fatos? Você estereótipo? Olhar honestamente como você pensa e interagir com outras pessoas. Tente colocar-se em seu lugar, e ser mais aberto e receptivo de suas perspectivas e necessidades.
  • Olhe para o seu ambiente de trabalho. Você busca atenção por suas realizações? A humildade pode ser uma qualidade maravilhosa, e isso não significa que você é tímido ou falta de auto-confiança. Quando você praticar a humildade, você diz que você sabe o que você fez, e você pode ser bastante confiante sobre isso. Dê aos outros uma chance de brilhar - colocar o foco sobre eles, e não se preocupar muito sobre a obtenção de louvor para si mesmo.
  • Faça uma auto-avaliação. Quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que você não é perfeito e que você pode trabalhar em algumas áreas para tornar-se uma pessoa melhor? Tenha a coragem de olhar para si mesmo com honestidade - que pode mudar sua vida.
  • Examine como você reage a situações estressantes. Você fica chateado cada vez que há um atraso ou algo não acontece do jeito que você quer? Você culpa os outros ou tornar-se zangado com eles, mesmo quando não é sua culpa? A capacidade de manter a calma e no controle em situações difíceis é altamente valorizado - no mundo dos negócios e no exterior. Mantenha as suas emoções sob controle quando as coisas dão errado.
  • Assumir a responsabilidade por suas ações. Se você ferir os sentimentos de alguém, pedir desculpas diretamente - não ignore o que você fez ou evitar a pessoa. As pessoas geralmente são mais dispostas a perdoar e esquecer, se você fizer uma tentativa honesta de fazer as coisas direito.
  • Examine como suas ações afetam os outros - antes de tomar essas ações. Se a sua decisão afetará os outros, coloque-se em seu lugar. Como sentirão se você fizer isso? Você gostaria dessa experiência? Se você deve tomar as medidas, como você pode ajudar os outros a lidar com os efeitos?

Pontos-chave

Embora a inteligência "regular" é importante para o sucesso na vida, a inteligência emocional é a chave para relacionando-se bem com os outros e alcançar seus objetivos. Muitas pessoas acreditam que a inteligência emocional é pelo menos tão importante quanto a inteligência regular, e muitas empresas já utilizam EI testes para contratar novos funcionários.
A inteligência emocional é uma consciência de suas ações e sentimentos - e como eles afetam aqueles que o rodeiam. Isso também significa que você valoriza os outros, ouvir os seus desejos e necessidades, e são capazes de sentir empatia ou identificação com eles em muitos níveis diferentes.

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramenta: Escada da Inferência

Princípio da Lente

Princípio do Martelo