A ilusão da mentira repetida

Uma mentira não se transforma em verdade apenas por assim desejar. Como explicar, então, que continuamos dar ouvidos e acreditar em pessoas (políticos, por exemplo) hábeis em mentir?
Experiências comprovam que as pessoas tendem a considerar como verdade uma afirmação quando já foram anteriormente expostas a ela. Isto é o que os psicólogos denominam de "ilusão da verdade". Portanto, é mais fácil você acreditar aquilo que já ouviu ou viu antes. Nem é necessário lembrar em qual contexto a afirmação foi reproduzida. O seu julgamento de verdadeiro/falso é influenciado por aquilo que inconscientemente se relaciona com o que lhe é familiar ou não.
As nossas mentes são presas fáceis para a ilusão da veracidade. Um jeito confiável de fazer as pessoas acreditarem em falsidade é a repetição frequente, pois a familiaridade não é distinguível da verdade. Instituições autoritárias e marqueteiros sempre souberam deste fato (Daniel Kahneman).
Por isso, políticos em geral não se preocupam em contar algumas mentiras. Sabem que com o tempo seus eleitores estarão familiarizados com suas idéias, ainda que "malucas" ou "sem sentido".
Da próxima vez que ouvir um governante, político ou marqueteiro não se deixe enganar. Pesquise antes de julgar.
Enfim, "é mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas" (Mark Twain).

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramenta: Escada da Inferência

Princípio da Lente

Princípio do Espelho