Liderança é resultado de um bom preparo

Você está satisfeito com o seu chefe? Qual a opinião de seus subordinados em relação à sua liderança?


Em recente pesquisa divulgada pela Vagas Tecnologia, empresa especializada em consultoria e informatização da gestão de processos seletivos, em uma enquete respondida por 10 mil trabalhadores, revelou que 60% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus chefes, sendo que a maioria dos gestores é descrita como bipolar, autoritária e insegura. 

O resultado não surpreende. Quem já não lidou com um chefe assim? Isso acontece, principalmente, porque a organização, no intuito de premiar aquele que teve um bom desempenho técnico, promove uma pessoa sem verificar se possui as qualidades para ser um bom líder. Ser um bom técnico, portanto, não significa, necessariamente, que será um bom gestor, o qual precisa saber delegar, resolver conflitos, dar feedback, motivar, etc. 

Por isso, cada vez mais encontramos o que podemos chamar de "chefe incompetente". Cria-se um clima ruim, a equipe fica desmotivada, diminuindo o desempenho e os resultados são negativos. 


É imprescindível, portanto, a empresa identificar se o bom funcionário tem perfil para o cargo de liderança. E, mais: prepará-lo para tal função. Os líderes são fundamentais para a organização, pois são eles que influenciam e impulsionam o grupo liderado ao alcance dos objetivos do negócio. 


Existem diversas ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades de um líder extraordinário. Não pretendo discutir, neste breve artigo, qual o modelo de liderança é mais eficaz - democrática, autoritária, liberal, etc. O mais importante é estudar e criar um estilo de liderança adequada à realidade da cultura da empresa e de sua equipe. 


Uma das soluções mais eficazes para a formação de um líder é o coaching. Trata-se de um processo através do qual o profissional (coach) acompanha e estimula seu cliente (coachee) no desenvolvimento de sua performance e alcance de metas, por meio da identificação de suas competências e habilidades, ajudando-o no alcance de metas e objetivos. 


O coaching ajuda identificar quais são os pontos fortes do cliente e potencializá-los para uma liderança mais bem sucedida; aumenta a capacidade de comunicação do líder, auxiliando-o a intensificar o foco, criar metas claras para a equipe, administrar o tempo, dar feedback, delegar tarefas, etc. E, principalmente, ajuda a identificar comportamentos indesejados, alterando-os.  E o que fazer se a empresa não preparou o profissional para exercer o papel?  Não espere mais! Procure se desenvolver para se tornar o líder que todos almejam seguir.


Hamilton T. Mitsumune - Coach

Fonte: Revista Coaching Academy


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