Dicas para conseguir um emprego novo

Começo de ano é uma época propícia para trocar de empregou ou buscar uma recolocação no mercado. Que tal aproveitar e pensar um pouco mais na sua carreira? Que tal refletir sobre seus objetivos profissionais? Neste artigo, discuto alguns pontos fundamentais para conseguir uma vaga excelente e satisfatória.


Ano novo, emprego novo? Confira algumas dicas!

Início de ano significa para muitos a expectativa de conseguir um emprego, uma nova recolocação ou alcançar novos rumos profissionais, com novos desafios e, evidentemente, salários maiores. Entretanto, para a maioria das pessoas, os dias passam, sem conquistar aquilo que sonharam no começo do ano, e acabam estagnadas e frustradas. Mesmo aqueles que conseguem um novo emprego, depois de algum tempo, a insatisfação vem e o desejo de uma nova mudança é inevitável. Para mudar este quadro, é necessário seguir algumas orientações.

Em primeiro lugar, esteja consciente daquilo que realmente quer se dedicar na vida profissional. Um erro comum que muitos profissionais cometem - tanto daqueles que buscam uma recolocação profissional como os que buscam uma mudança de emprego - , é não criarem objetivos profissionais claros e específicos. Aceitar uma oferta de emprego, seja para atender uma necessidade imediata, como ‘dinheiro’, ou apenas pelo salário oferecido, nem sempre é a melhor opção, pois, depois de algum tempo, inevitavelmente o trabalho se tornará cansativo, pesado e monótono, levando a desmotivação e a insatisfação profissional.

Por isto, o autoconhecimento é fundamental, ou seja, entender quem é você e o que realmente gosta de fazer. Nenhum trabalho, emprego ou carreira será totalmente prazeroso, pois, em cada profissão sempre tem aquelas tarefas que menos gostamos de fazer. Trabalhar no que realmente gosta ajuda na execução destas tarefas indesejadas, sem desviar o foco e o objetivo.

Outro ponto importante é estar sempre atualizado e preparado.  A maioria das pessoas procura se preparar apenas quando surge uma boa oportunidade. Entretanto, em um mercado tão competitivo, esperar a tão sonhada vaga para depois pensar em desenvolver as habilidades e competências exigidas pela nova função trará grandes desvantagens competitivas e, certamente, haverá outra pessoa pronta para ocupar seu lugar. Por esta razão, foque em seu aperfeiçoamento, nas exigências relacionadas à sua atividade (ou que deseja exercer). Faça cursos, participe de palestras e feiras, inscreva-se em um programa de MBAs, estude e leia bastantes artigos, livros e revistas especializadas.

E não se esqueça de cuidar também do desenvolvimento pessoal, ou seja, aprimorar o relacionamento interpessoal e a comunicação, aumentar a resiliência, a capacidade de automotivar-se, etc. Sim, uma das competências mais buscadas pelas empresas atualmente é o da liderança, ou seja, profissionais que se destacam além da capacidade técnica ou de gestão, para conduzirem grupos de pessoas.

Finalmente, aumente, desenvolva e utilize sua rede de relacionamentos. Certamente a indicação de algum conhecido tornam as chances de contratação muito maiores. Por isto, quem busca uma recolocação profissional ou uma mudança de emprego, é fundamental criar e manter uma rede de relacionamento.


Hamilton T. Mitsumune
Coach
Pós-graduando em Gestão de Pessoas com Coaching


Postagens mais visitadas deste blog

Ferramenta: Escada da Inferência

Princípio da Lente

Qual caminho seguir para ser feliz na carreira?