Como o planejamento leva para a realização das metas?

Fonte: Igospel


Já falamos em artigos anteriores (Por que estabelecer metas é importante?) sobre a importância de se estabelecer metas profissionais e pessoais, pois funcionam como uma bússola que nos orientam, motivam e  impulsionam a agir. Quando concretizadas, trazem um senso de realização, aumentado o nível de satisfação do indivíduo. O sucesso de uma pessoa pode ser medido pela realização dos objetivos.
Tão importante quanto fixar metas claras e positivas, é elaborar um plano de ação. Os objetivos dificilmente se transformarão em resultados concretos sem uma preparação e um planejamento. Quantos sonhos são esquecidos ou abandonados porque as pessoas não sabem ou não pensam sobre o que precisa ser feito para torná-los reais? Como coach, não raras vezes, ouvimos de pessoas o desejo sincero de abrir ou aumentar o seu negócio, trocar de carreira ou emprego, ou mesmo, mudar alguns aspectos de sua vida. Por negligenciarem o planejamento, simplesmente não conseguem sair do lugar, acumulando frustrações diárias.
Planejamento é a determinação do conjunto de procedimentos e ações visando realizar um objetivo ou um projeto. Planejar é visualizar e preparar o que precisa ser feito para viabilizar o resultado esperado. A falta de planejamento impede a pessoa em ter maior controle de suas tarefas e influenciar os resultados de sua vida. Simplesmente executa uma série de tarefas sem propósito e, inevitavelmente, sem resultados. Planejar, ao contrário, ajuda organizar as ações, antecipar os problemas e melhorar a alocação do recursos. Evita desperdícios de tempo, dinheiro e energia.
Como o Coaching pode ajudar planejar as ações para alcançar os objetivos? O Coaching é um processo centrado no cliente e orientado para os seus resultados. Durante o processo, por meio de técnicas e ferramentas, o coach ajuda e estimula o cliente a atingir as metas. Um dos fundamentos do Coaching consiste em aumentar a capacidade de ação, abrindo para novas possibilidades.
        
Para criar um plano de ação, uma das ferramentas utilizadas é o modelo desenvolvido pelo coach John Withmore (descrito no seu livro Coaching para Performance), chamado de G.R.O.W., que é um acrónimo de: Goal – Reality – Options – What/Wrap up.
Veja as fases para elaborar um plano de ação:
1) GOAL – definição da meta. Como já falamos no artigo citado, para estabelecer objetivos devem ser escritas de forma específica e fundado em algo positivo, determinar um tempo para alcançá-los.
2) REALITY – realidade. Explore a sua realidade para ter uma compreensão mais exata
da situação atual. Lembre-se que você está em uma jornada em direção a concretização dos objetivos e por isso você precisa ter consciência de onde você está e o que está acontecendo agora. Pense quais as habilidades e recursos possui, quais os pontos fortes, etc.
3) OPTIONS – opções. Que opções você tem? Faça uma lista, sem considerar se são ou não realistas, de todas as alternativas, soluções, pequenas ou grandes, completas e parciais. Avalie os benefícios e custos das diferentes opções, e quais deixam  mais a vontade e motivado para agir
4) WHAT, WHEN, WHO, WILL – o que, quando, quem e vontade. Descrever um plano de ação ao escolher uma das opções. Como um mapa, mostra o caminho a ser percorrido até o destino final, ou seja, à realização da meta. Para isto, você define o que será e quando será feito, as pessoas com quem você pode contar. Identifique eventuais obstáculos e dificuldades, antecipando as soluções. Crie mecanismos de avaliação de progressos para saber se está avançando na sua jornada.
Depois de tudo planejado, trabalhe, foque e persista. Nenhum resultado é fruto do acaso. Faça ajustes no plano de ação quando necessário. Só não perca o foco e continue avançar em direção às suas metas e seus sonhos!

Hamilton T. Mitsumune
Master Coach
contato@co-criacao.net
(11) 3476-5298

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