Como construir confiança na equipe - A Janela Johari

Você sempre fez parte de uma equipe onde todos estavam completamente abertos uns com os outros?
Se assim for, então as chances são de que vocês trabalharam muito eficazmente juntos. Você conhecia muito bem seus colegas de trabalho e havia uma base sólida de confiança entre vocês. Como resultado desse ambiente de trabalho positivo, vocês provavelmente conseguiram muito com este grupo.
A maioria de nós percebemos que as equipes dependem da confiança, a fim de funcionar produtivamente, mas como é que você constrói essa confiança? A Janela de Johari melhora a comunicação e confiança.

A Janela de Johari é um modelo que ajuda você a fazer isso, e ele ajuda a aprender coisas importantes sobre si mesmo, e assim desenvolver como um ser humano. A Janela de Johari, você pode usá-lo com a sua equipe para melhorar a comunicação e confiança. A palavra "Johari" é tomado a partir dos nomes de José Luft e Ingham Harry, que desenvolveu o modelo em 1955. Há duas idéias-chave por trás da ferramenta: - Que você pode construir a confiança com os outros, a divulgação de informações sobre si mesmo. - Que, com a ajuda de comentários de outras pessoas, você pode aprender sobre si mesmo e chegar a termos com questões pessoais. Ao explicar a idéia da Janela de Johari, você pode ajudar os membros da equipe para entender o valor da autorrevelação e incentivá-los a dar e aceitar feedback construtivo. Feito com sensibilidade, isso pode ajudar as pessoas a construirem melhores relacionamentos, mais confiantes um com o outro, resolver problemas e trabalhar mais efetivamente como uma equipe.

 A Janela de Johari é mostrada como uma grade de quatro quadrantes, que você pode ver no diagrama: Os quatro quadrantes são:

1. Espaço Aberto (Quadrante 1) Este quadrante representa as coisas que você sabe sobre si mesmo, e as coisas que os outros sabem sobre você. Isto inclui o seu comportamento, conhecimentos, habilidades, atitudes e história "pública".
 2. Área cega (Quadrante 2) Este quadrante representa coisas sobre você que você não está ciente, mas que são conhecidos por outros. Isso pode incluir informações simples que você não sabe, ou pode envolver questões profundas (por exemplo, os sentimentos de incompetência, inadequação, indignidade ou rejeição), que são muitas vezes difíceis para os indivíduos a enfrentar diretamente, e ainda pode ser visto pelos outros.
3. Área oculta (Quadrante 3) Este quadrante representa coisas que você sabe sobre si mesmo, mas que os outros não sabem.
 4. Área desconhecida (Quadrante 4) Este último quadrante representa as coisas que são desconhecidas por você, e são desconhecidos por outros.

O objetivo final da Janela de Johari é ampliar a área aberta, sem revelar a informação que é muito pessoal. A área aberta é o quadrante mais importante, como, em geral, quanto mais as pessoas sabem sobre o outro, o mais produtivo, cooperativo e eficaz que vai ser quando se trabalha em conjunto.
O processo de alargamento do quadrante Espaço Aberto é chamado de "autodivulgação", e é um dar e receber o processo que ocorre entre você e as pessoas com as quais interage. Ao compartilhar informações, o Espaço Aberto expande verticalmente e sua área escondida fica menor. Como as pessoas em sua equipe fornecer feedback para você sobre o que sabem ou ver sobre você, seu Espaço Aberto se expande horizontalmente, e sua área cega fica menor. Feito assim, o processo de dar e receber, partilha e comunicação aberta constrói a confiança dentro do grupo.

 À primeira vista, a Janela de Johari pode parecer uma ferramenta complexa, mas é realmente muito fácil de entender com um pouco de esforço. Como tal, ela fornece uma referência visual que as pessoas podem usar a olhar para o seu próprio personagem, e ilustra a importância de compartilhar, ser aberto, e aceitar o feedback dos outros. Pessoas que têm uma grande área aberta são geralmente muito fáceis de falar , eles se comunicam de forma honesta e abertamente com os outros, e eles se dão muito bem com um grupo. As pessoas que têm uma área muito pequena e aberta são difíceis de conversar, eles parecem fechados e pouco, e muitas vezes eles não funcionam bem com os outros, porque eles não são confiáveis. Outras pessoas podem ter uma grande área cega, com muitos questões que não foram identificadas ou tratadas ainda.
No entanto, outros podem ver estas questões de forma clara. Essas pessoas podem ter baixa auto-estima, ou eles podem até ter problemas de raiva quando se trabalha com os outros.
 Usando a ferramenta O processo de ampliar seu Espaço Aberto envolve auto-revelação. Simplificando, quanto mais você (sensivelmente) abrir e divulgar seus pensamentos, sentimentos, sonhos e objetivos, mais você vai construir a confiança com sua equipe.


Dica: Outro aspecto importante de ampliar seu Espaço Aberto está aceitando comentários de outras pessoas em sua equipe. Esse feedback ajuda a aprender coisas sobre si mesmo que os outros podem ver, mas que você não pode. Isto é importante para o crescimento pessoal.

Tenha cuidado na maneira de dar um feedback. Algumas culturas têm uma abordagem muito aberta e receptiva ao feedback, mas outros não. Você pode causar ofensa incrível se você oferecer feedback pessoal para alguém que não está acostumado a isso, então ser sensível, e começar de forma gradual. 

Se alguém estiver interessado em aprender mais sobre você, eles podem retribuir a divulgação das informações em seu quadrante escondido. Por exemplo, imagine que você diz a alguém em sua equipe que você está interessado em ir para a escola de negócios para obter seu MBA. Ela responde dizendo que ela se matriculou apenas alguns meses atrás, e então ela diz-lhe tudo sobre o programa de MBA que ela está envolvida. Você retribuir abrindo sobre seus objetivos de carreira, e você discutir como um MBA vai ajudá-lo a alcançá-los. Como uma pessoa do nível de confiança e auto-estima sobe, fica mais fácil convidar outras pessoas a comentar sobre seus pontos cegos. Obviamente, escuta ativa é uma habilidades útil para isso. 


Janela de Johari em um contexto de equipe Tenha em mente que os membros da equipe estabelecidas terá maiores áreas abertas do que novos membros da equipe. Novos membros da equipe começam com menores áreas abertas, porque eles ainda não tiveram a oportunidade de compartilhar informações muito sobre si mesmos. A importância do feedback neste processo não pode ser exagerada. É só por receber feedback de outras pessoas que a sua área cega serão reduzidos. membros do grupo devem se esforçar para ajudar outros membros da equipe expandir sua área aberta, oferecendo feedback construtivo. O tamanho da área aberta também pode ser expandida verticalmente para baixo para a área escondida, como as pessoas divulgar informações e sentimentos para o grupo. Além disso, os membros do grupo pode ajudar uma pessoa a expandir sua área aberta para a área escondida, fazendo perguntas pessoais. Gerentes e líderes de equipe jogar aqui um papel fundamental, por membros da equipe de ensino como dar feedback construtivo para as pessoas sobre suas próprias áreas cegas.

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