Como mudar hábitos



Você é capaz de lembrar de tudo o que fez hoje? Ao acordar, qual a primeira coisa que fez? Como você fez? Pensou? Provavelmente, não. Talvez, faça parte de uma rotina que nem precise mais de um planejamento, não é mesmo? Por que? Por causa do hábito!

Os hábitos surgem em nossas vidas porque o cérebro está sempre procurando meios para poupar energia. Imagine se você, ao dirigir, se tiver que pensar em tirar o pé do acelerador, pisar na embreagem, colocar a mão sobre o câmbio, toda vez que tiver que mudar de marcha?

O surgimento dos hábitos podem ocorrer dentro da nossa consciência ou fora dela e muitas vezes independem da nossa permissão. Eles dão forma a nossa vida muito mais do que percebemos - são tão fortes, na verdade, que fazem com que nossos cérebros se apeguem a eles a despeito de todo o resto, inclusive o bom senso.

Agora, existem hábitos que são incorporados e não trazem benefícios. E, infelizmente, não podem ser simplesmente apagados.

Para mudar hábitos é preciso entender como surgem:



"Sabemos que um hábito não pode ser erradicado - ele deve, em vez disso, ser substituído. E sabemos que os hábitos são mais maleáveis quando a Regra de Ouro da mudança de hábito é aplicada: se mantivermos a mesma deixa e a mesma recompensa, uma nova pode ser inserida. Mas isso não é suficiente. Para que um hábito continue mudado, as pessoas precisam acreditar que a mudança é possível. E na maior parte das vezes, a fé só surge com a ajuda de um grupo.' (Charles Duhigg, O Poder do Hábito, editora Objetiva)


Postagens mais visitadas deste blog

Ferramenta: Escada da Inferência

Princípio da Lente

Princípio do Martelo